Capacitação avançada para professores que desejam compreender as causas e propor soluções eficazes para os desafios reais encontrados em sala de aula.
A Carla Silva reuniu um time de
excelência para montar o melhor
programa de pós-graduação em NEUROCIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO do Brasil.
Faça parte da primeira turma da Pós-Graduação em Neurociência e Alfabetização com a Carla Silva com uma condição que nunca mais vai se repetir!
Acesso imediato;
Conclusão e certificação de 6 meses a 1 ano;
Certificado de 420 horas reconhecido pelo MEC;
100% on-line — estude quando e de onde quiser;
Acesso pelo computador ou celular;
Sem necessidade de TCC;
Seminários mensais
Acesso a Milhares de atividades práticas e Neurologicamente corretas
Fazendo a pós-graduação em Neurociência e Alfabetização, você fará parte da maior comunidade de alfabetizadores do Brasil e nunca mais vai caminhar sozinha.
Quem pode fazer a Pós-Graduação em Alfabetização na Prática?
Professores, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e outros profissionais da Educação;
Todo e qualquer interessado em Alfabetização e Letramento com diploma de Ensino Superior reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou revalidado quando emitido em instituições de ensino estrangeiras, de acordo com a regulação federal;
Estudantes não graduados têm a oportunidade de cursar a Pós-Graduação. Entretanto, a emissão do certificado será viabilizada somente após a apresentação de documento que ateste a conclusão do curso de Graduação.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
Neurociência Cognitiva e os Fundamentos da Alfabetização.
Neurociência do Desenvolvimento Infantil.
Neurociência e Aprendizagem na Infância.
Planejamento Didático e Sequências Didáticas
Tecnologias Digitais Educacionais como apoio para a alfabetização.
Escrita Acadêmica e Publicação Científica.
Processamento Auditivo e Aquisição da Linguagem Escrita.
Linguagem e Alfabetização: Da Oralidade à Escrita.
Aspectos metafonológicos e as Bases da Leitura e escrita.
A Construção da Escrita: Teoria e Psicogênese.
Fundamentos da Neurovisão e Aprendizagem.
Transtornos Visuais e Intervenções Neuroeducativas.
Neuroeducação, Comportamento e Inclusão Escolar.
Consciência Metatextual e Escrita Avançada.
Ortografia e Escrita: Teoria e Prática.
Fundamentos da Pesquisa Científica e Ética Acadêmica.
VEJA A EMENTA ESTRUTURADA DA PÓS
Neste módulo, você entenderá como o cérebro humano processa a leitura e a escrita, desde os primeiros estímulos até a formação de circuitos neurais complexos. Exploraremos as principais áreas envolvidas na alfabetização e como fatores como atenção, memória e comportamento moldam o processo de aprendizagem. É a base para compreender a alfabetização sob a ótica da neurociência.
Conhecer os estágios do crescimento cerebral é essencial para intervir com intencionalidade. Neste módulo, você irá estudar como o cérebro se organiza nos primeiros anos de vida, desde a formação de conexões neurais até os marcos do desenvolvimento cognitivo e emocional, reconhecendo os sinais de avanço ou atraso no percurso infantil.
Aprender não depende apenas de estímulo, mas também de emoção, ambiente e regulação. Este módulo mostra como fatores emocionais, comportamentais e ambientais interferem no desempenho escolar. Aborda estratégias pedagógicas neurocompatíveis, com foco em funções executivas e em como ajudar a criança a desenvolver autocontrole, atenção e autonomia.
A escuta ativa é um pilar silencioso da alfabetização. Aqui você vai descobrir como a percepção, a memória auditiva e a discriminação de sons impactam diretamente a aprendizagem da leitura e da escrita. O módulo apresenta práticas eficazes para estimular essas habilidades, inclusive em alunos com dificuldades fonológicas.
Arquitetura cerebral e aprendizagem; funções executivas, atenção e memória; plasticidade cerebral; impacto das emoções na aprendizagem; relação entre cognição, comportamento e alfabetização.
A transição da fala para a escrita é uma jornada complexa. Este módulo explora o desenvolvimento da linguagem oral desde os primeiros anos, relacionando estruturas linguísticas com o processo de alfabetização. Você aprenderá a identificar marcos linguísticos e a promover avanços consistentes entre o que a criança fala, pensa e registra no papel.
Neste módulo, você vai compreender como o trabalho com palavras, sílabas, rimas e fonemas contribui para formar leitores competentes. Serão exploradas práticas pedagógicas para o desenvolvimento da consciência fonológica, além de estratégias de avaliação e adaptação didática que fortalecem as bases cognitivas da alfabetização.
Alfabetizar exige compreender como a criança constrói a escrita. Aqui, você estudará os níveis psicogenéticos de aquisição da linguagem escrita, seus desafios cognitivos e como a consciência fonológica e fonoarticulatória podem ser usadas para guiar a criança na evolução da escrita alfabética com intencionalidade e apoio científico.
A visão vai muito além de enxergar. Este módulo apresenta como o sistema visual interfere diretamente na aprendizagem e na fluência leitora. Você conhecerá os principais distúrbios visuais que afetam o desempenho escolar e aprenderá estratégias pedagógicas para integrar estímulos visuais ao processo de alfabetização.
Ao identificar dificuldades visuais em sala, o professor torna-se agente de transformação. Neste módulo, você aprenderá a reconhecer sinais de alerta relacionados à visão, além de estudar intervenções pedagógicas adaptadas e evidências científicas sobre como apoiar crianças com alterações visuais no ambiente escolar.
Comportamentos desafiadores, como agitação, desatenção ou retraimento, podem esconder necessidades neurológicas. Neste módulo, abordamos as bases neurobiológicas de quadros como TDAH, TEA e ansiedade, e como lidar com esses desafios de forma empática, inclusiva e fundamentada em práticas neurocientíficas eficazes.
Aprofundar a leitura é ir além da decodificação. Neste módulo, você conhecerá o conceito de consciência metatextual — a capacidade de refletir sobre a estrutura e a intenção de um texto. Exploramos estratégias para desenvolver habilidades de análise textual, coesão, coerência e reescrita com alunos que já dominam o básico da escrita.
A ortografia não é apenas correção, mas compreensão do sistema da língua. Este módulo oferece fundamentos teóricos e abordagens práticas para o ensino ortográfico com intencionalidade. Você aprenderá métodos fonéticos, visuais e contextuais, além de recursos para desenvolver a autocorreção e a fluência ortográfica dos alunos.
Planejar bem é ensinar com propósito. Aqui, você aprenderá a construir sequências didáticas eficazes, alinhadas à BNCC e adaptadas à realidade da sua turma. O módulo também propõe reflexões sobre avaliação formativa, aprendizagem significativa e o uso consciente das tecnologias como aliadas do planejamento.
Neste módulo, a inovação encontra a prática pedagógica. Exploramos como jogos digitais, plataformas interativas e metodologias ativas podem potencializar o processo de alfabetização. Você será capacitado a selecionar e aplicar recursos tecnológicos de forma crítica e estratégica, promovendo engajamento e resultados reais em sala.
Produzir ciência também é uma competência do educador. Este módulo orienta o passo a passo para a elaboração de artigos científicos, desde a busca por referências até a formatação segundo normas da ABNT. Você aprenderá técnicas de escrita acadêmica, estratégias de argumentação e critérios de submissão a periódicos para que possa contribuir com a ciência.
Aqui você consolida sua formação como especialista. O módulo aborda os princípios da metodologia científica, os tipos de pesquisa, técnicas de coleta e análise de dados, bem como as normas éticas que regem a produção acadêmica. Ao final, você estará pronto para desenvolver e defender um trabalho com rigor e integridade caso opte por isso.
Cooperador Técnico Científico
A Oficina da Inteligência é uma Instituição especializada na oferta de cursos de pós-graduação a distância (EAD) e tem um Acordo de Cooperação Técnico-Científica com a Faculdade Focus. A Faculdade Focus é responsável pelo desenvolvimento do Projeto Pedagógico e pelas ações acadêmicas com os alunos.
Certificado de conclusão enviado para sua casa
Você poderá ter seu certificado de forma muito mais rápida. A partir de 6 meses e seu curso concluído, você solicita o seu certificado online sem custo, ou impresso mediante uma pequena taxa de produção e envio.
Estude no seu tempo
Até mesmo as aulas que forem ao vivo ficarão gravadas para que você possa assistir no seu tempo. Você assiste no seu ritmo, de forma leve e sem pressão.
Carla Silva - Mestrado
Sheila Arantes
Doutorado
Márcia Guimarães - Médica
Pós Doutorado
Seus Professores:
Todos os professores são considerados autoridades na sua área de atuação.
Agnaldo AGeremias
Doutorado
Edman Altheman
Doutorado
Leandro Petarnella
Pós Doutorado
Ricardo Guimarães - Médico
Doutorado
OS ALUNOS DA F.A.E. TERÃO DESCONTO DE
R$ 1.000,00 + Acesso a todos os Cursos da Carla Silva.
As aulas ao vivo começam em SETEMBRO DE 2025.
Fique tranquila, as gravações serão disponibilizadas na plataforma após cada aula. Você pode assistir quando quiser.
Não, você passará por avaliações a cada conclusão de módulo. Conforme resolução do MEC (2018), o TCC não é obrigatório para obtenção do título de especialista.
Sim, oferecemos a opção de parcelamento em até 12x. Se precisar de ajuda nesta parte, clique aqui e fale conosco no WhatsApp.
Sim, o curso é reconhecido pelo MEC e válido em todo o território nacional.
A especialização pode ser feita por quem possui graduação superior completa, e é destinada a professores, pedagogos, diretores, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais da área de educação e saúde, além de pais e interessados nos processos cognitivos e neurocientíficos relacionados à aprendizagem.
A Oficina da Inteligência é uma Instituição especializada na oferta de cursos de pós-graduação a distância (EAD) e tem um Acordo de Cooperação Técnico-Científica com a Faculdade Focus. A Faculdade Focus é responsável pelo desenvolvimento do Projeto Pedagógico e pelas ações acadêmicas com os alunos.