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DIAS 23 | 26 | 28 DE ABRIL DE 2025 - ÀS 19:30

Consciência Fonológica na Prática: Como Desenvolver a Leitura e Escrita com Base na Neurociência e tecnologias digitais

Com Carla Silva - Mestranda

FORMAÇÃO CONTINUADA GRATUITA DO PROGRAMA DE MESTRADO.

VAGAS ESGOTADAS

Metodologia de ensino: A formação será conduzida por meio de aulas expositivas dialogadas, rodas de conversa, dinâmicas interativas e uso de tecnologias digitais. As atividades propostas permitirão a articulação entre teoria e prática, com ênfase na participação ativa dos cursistas, promovendo reflexão, troca de experiências e aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.Carga horária: 20 horas

COMO VAI FUNCIONAR A FORMAÇÃO CONTINUADA?

Avaliação: A avaliação será formativa e diagnóstica, com foco no desenvolvimento da consciência sobre o processo de aprendizagem dos cursistas. Serão utilizadas ferramentas como Padlet e Kahoot para autoavaliação, reflexão e compartilhamento das aprendizagens significativas.


Certificação: Será concedido certificado digital de 20 horas para os participantes que completarem a carga horária mínima exigida e realizarem as atividades propostas durante o curso.

VAGAS ESGOTADAS

EMENTA DA FORMAÇÃO

Descrição do curso:

Esta formação continuada tem como objetivo capacitar professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a aplicação prática de estratégias de desenvolvimento da consciência fonológica. A formação propõe reflexões fundamentadas na neurociência da leitura, com abordagem teórico-prática, para que o professor compreenda como o cérebro aprende a ler e como intervir pedagogicamente com base nos níveis da hierarquia fonológica. Serão utilizados recursos digitais e analógicos que favoreçam a prática e estimulem o engajamento em sala de aula.

Objetivos de aprendizagem:

Compreender a alfabetização como um processo cultural e neurocognitivo.

Entender os conceitos e níveis da consciência fonológica.

Refletir sobre a importância da intencionalidade pedagógica no trabalho com a linguagem oral e escrita.

Aprender a aplicar recursos digitais e analógicos na promoção das habilidades fonológicas.

Estimular práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas