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DIAS 23 | 26 | 28 DE ABRIL DE 2025 - ÀS 19:30
VAGAS ESGOTADAS
Metodologia de ensino: A formação será conduzida por meio de aulas expositivas dialogadas, rodas de conversa, dinâmicas interativas e uso de tecnologias digitais. As atividades propostas permitirão a articulação entre teoria e prática, com ênfase na participação ativa dos cursistas, promovendo reflexão, troca de experiências e aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos.Carga horária: 20 horas
COMO VAI FUNCIONAR A FORMAÇÃO CONTINUADA?
Avaliação: A avaliação será formativa e diagnóstica, com foco no desenvolvimento da consciência sobre o processo de aprendizagem dos cursistas. Serão utilizadas ferramentas como Padlet e Kahoot para autoavaliação, reflexão e compartilhamento das aprendizagens significativas.
Certificação: Será concedido certificado digital de 20 horas para os participantes que completarem a carga horária mínima exigida e realizarem as atividades propostas durante o curso.
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EMENTA DA FORMAÇÃO
Descrição do curso:
Esta formação continuada tem como objetivo capacitar professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a aplicação prática de estratégias de desenvolvimento da consciência fonológica. A formação propõe reflexões fundamentadas na neurociência da leitura, com abordagem teórico-prática, para que o professor compreenda como o cérebro aprende a ler e como intervir pedagogicamente com base nos níveis da hierarquia fonológica. Serão utilizados recursos digitais e analógicos que favoreçam a prática e estimulem o engajamento em sala de aula.
Objetivos de aprendizagem:
Compreender a alfabetização como um processo cultural e neurocognitivo.
Entender os conceitos e níveis da consciência fonológica.
Refletir sobre a importância da intencionalidade pedagógica no trabalho com a linguagem oral e escrita.
Aprender a aplicar recursos digitais e analógicos na promoção das habilidades fonológicas.
Estimular práticas pedagógicas baseadas em evidências científicas